222-O que são terapias Holísticas? – Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas

222-O que são terapias Holísticas?

❤️ Deixe sua Avaliação Positiva post

Loading

O que é terapia holística?

A terapia holística é um tipo de terapia que aborda a pessoa “como um todo”. Este tipo de terapia integra formas de bem-estar espiritual, físico, mental e emocional. Seu objetivo é ajudar os indivíduos a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmos em todos esses níveis. Ele usa tratamento baseado em evidências e uma estrutura holística e geralmente é adaptado às necessidades exclusivas do indivíduo.

A terapia holística pode assumir muitas formas diferentes. Muitas vezes se baseia em outras formas de terapia, incluindo:

  • Terapia psicodinâmica
  • Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)
  • Respiração
  • Práticas de atenção plena
  • Reiki

A maioria das terapias holísticas são praticadas em ambientes individuais e em grupo.

O que a terapia holística pode ajudar

A terapia holística pode ser útil para uma ampla gama de problemas de saúde mental , incluindo:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • TEPT
  • Gerenciamento de estresse
  • Crise existencial

Além disso, também pode ser útil para sintomas fisiológicos que podem ter uma raiz psicológica, como tensão muscular ou problemas digestivos.

Você não precisa ter um problema de saúde mental ou sintomas para buscar o apoio de um terapeuta holístico. Você pode se beneficiar da terapia holística se estiver simplesmente interessado em aprender mais sobre si mesmo e como integrar os diferentes aspectos do seu bem-estar.

 

Eficácia da terapia holística

Como a terapia holística é uma categoria tão ampla, é difícil fazer afirmações concretas sobre sua eficácia geral. No entanto, algumas pesquisas indicaram que várias técnicas diferentes usadas na terapia holística podem ser úteis para certas condições de saúde mental.

Por exemplo, um estudo sugeriu que tratamentos holísticos, incluindo Reiki e técnicas de relaxamento, ajudaram pacientes com câncer de mama a controlar a dor física e diminuir as reações emocionais negativas ao tratamento.

De um modo geral, as terapias holísticas tendem a ser controversas na comunidade científica. Nos casos em que os sintomas de saúde mental são mais graves, muitas vezes é recomendado que a terapia holística seja usada apenas em conjunto com tratamentos mais convencionais.

Como funciona a terapia holística

Pensa-se que as terapias holísticas funcionem através de uma ampla gama de mecanismos. Muitas vezes, a terapia holística se concentra na integração da compreensão dos processos psicológicos e fisiológicos.

Ou seja, examina a possibilidade de que um resultado físico (como dor crônica ) possa ter uma causa psicológica (como estresse no trabalho ). O inverso também pode ser verdadeiro; um terapeuta holístico pode recomendar um remédio físico como exercícios para tratar um problema psicológico como a ansiedade.

Às vezes, as terapias holísticas também se baseiam na ideia de trabalho energético, que se concentra na correção de desequilíbrios e bloqueios no fluxo natural de energia do corpo. Reiki e acupuntura são exemplos de trabalho energético na terapia holística.

Frequência das sessões de terapia holística

A frequência das sessões pode variar amplamente na terapia holística. Alguns tipos de tratamento podem ocorrer semanalmente, enquanto outros acontecem com mais ou menos frequência. Muitas formas de terapia holística, como massagem terapêutica e respiração, estão disponíveis como sessões únicas que você frequenta conforme a necessidade.

Um terapeuta holístico também pode recomendar uma combinação de abordagens que ocorrem em horários diferentes. Por exemplo, você pode agendar sessões de psicoterapia uma vez por semana, praticar ioga duas vezes por semana e consultar um nutricionista uma vez por mês.

Duração do tratamento de terapia holística

Não há um ponto final definido para a terapia holística. Como em qualquer terapia, você e seu terapeuta concordarão com os objetivos do tratamento no início do processo terapêutico. Essa discussão também deve incluir maneiras de medir o progresso com base em seus objetivos individuais. Por exemplo, você pode querer continuar o tratamento até ter resolvido certos sintomas, até ter aprendido o suficiente para continuar praticando técnicas holísticas por conta própria, ou até sentir que resolveu os problemas que o levaram à terapia.

Como a terapia holística é tão variada e pode ser usada mesmo quando nenhum sintoma está presente, muitas pessoas continuam praticando alguma versão da terapia holística por muitos anos ou mesmo por toda a vida. Tal como acontece com outras práticas de bem-estar, como exercícios e uma dieta balanceada, não há ponto em que a terapia holística deixe de ser útil. O importante é que você continue sentindo que está se beneficiando disso.

Estrutura das sessões de terapia holística

As sessões de terapia holística geralmente começam com um check-in sobre seu estado físico e emocional atual. Em ambientes de grupo, compartilhar informações pessoais neste ponto geralmente é opcional, mas pode ajudar o grupo a trabalhar em conjunto para apoiar uns aos outros e atender às necessidades de todos.

Em formatos de longo prazo, esta primeira fase também pode ser um momento para verificar seu progresso desde a última sessão e discutir como sua terapia pode ter afetado sua vida fora das sessões.

Em seguida, o terapeuta o guiará por uma série de exercícios ou atividades, que podem variar bastante.

Algumas sessões de terapia holística se concentram mais em exercícios psicológicos (como meditação ou discussão), enquanto outras se concentram mais em exercícios físicos (como massagem ou ioga). Muitos incluem elementos de ambos.

Também é comum que as sessões de terapia holística sejam um tanto educativas. Por exemplo, o terapeuta que trabalha com você sobre dores musculares pode fornecer informações sobre a fisiologia envolvida e recomendar que você trabalhe em determinados alongamentos entre as sessões.

O que acontece em uma sessão típica de terapia holística

Novamente, as sessões de terapia holística podem variar amplamente; não há sessão típica neste tipo de terapia. No entanto, existem várias atividades comuns que você pode encontrar na terapia holística, dependendo da variedade exata que você busca:

  1. Exercícios baseados na TCC. Alguns terapeutas holísticos incorporam aspectos da TCC , incluindo detectar e corrigir distorções cognitivas e aumentar o diálogo interno positivo.
  2. Meditação e outras práticas de atenção plena. A terapia holística pode incluir uma variedade de técnicas de meditação e outras práticas de atenção plena. Isso pode incluir visualização, registro no diário e alimentação consciente.
  3. Respiração. A respiração é um componente comum da terapia holística. Pode ser o foco principal da terapia ou então uma atividade suplementar.
  4. Acupuntura ou acupressão. Essas técnicas envolvem a aplicação de pressão em certos pontos que correspondem aos campos energéticos do corpo. Por combinarem componentes físicos e não físicos, essas técnicas são especialmente típicas da terapia holística.
  5. Massagens e outros trabalhos corporais. Seu terapeuta holístico pode usar massagens ou outros trabalhos corporais como parte de seu tratamento.
  6. Reiki. O Reiki é uma forma de trabalho energético em que o praticante move as mãos ao seu redor para alterar a energia do seu corpo sem realmente tocá-lo.
  7. Aromaterapia ou terapia sonora. Alguns terapeutas holísticos podem recomendar esses elementos sensoriais de tratamento.

O que procurar em um terapeuta holístico

Independentemente do tipo de terapia holística que você escolher, certifique-se de trabalhar com alguém que tenha treinamento extensivo usando suas técnicas para tratar os tipos de desafios que você deseja enfrentar.

Os praticantes de várias terapias holísticas geralmente têm certificações e licenças para praticar tratamentos específicos, como Reiki, ioga ou massagem.

Os terapeutas holísticos nem sempre precisam ser psicoterapeutas. No entanto, se você espera que a psicoterapia faça parte do seu tratamento, também deve certificar-se de que seu terapeuta tenha treinamento avançado e seja licenciado para praticar no estado onde você mora.

 

 

Escrito por

Olá Meu nome é Raphael Barros, sou Sócio Fundador da IBRATH! O maior Instituto de Terapias Holísticas da América Latina. A mais de 10 Anos empreendo e vivo o mercado de Terapia Holística. Minha maior missão é transformar o mercado de Terapias Holísticas, gerando mais oportunidades através da inovação, desmistificação e facilitando o acesso deste conhecimento para milhares de Pessoas! Se você deseja se tornar um Terapeuta Holístico de destaque e aprender mais sobre as terapias! Você está no lugar certo! Registro Profissional Terapeuta Holístico RQH - R-376203-SC [Registro Interno IBRATH]

Deixe um comentário