226-Como utilizar as terapias holísticas para lidar com a ansiedade? – Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas

226-Como utilizar as terapias holísticas para lidar com a ansiedade?

❤️ Deixe sua Avaliação Positiva post

Loading

O que é ansiedade? Ansiedade poderia ser descrita como aquele sentimento de agitação, de hiperatividade, também como algo que nos gera crises, que nos deixa com falta de ar e nos impede de conseguir pensar com clareza.

E de fato, esses são alguns dos seus sintomas, mas isso não a define o que é a ansiedade e pelo que ela é causada.

De acordo com Kristin Neff, em seu livro “Autocompaixão”, a ansiedade poderia ser descrita como “ruminação de potenciais eventos negativos”, ou seja, a ansiedade é quando você fica pensando e pensando em coisas ruins que poderiam acontecer. É quando aqueles pensamentos negativos sobre o futuro não vão embora e ficam indo e voltando, infinitamente em um ciclo vicioso e prejudicial.

E é justamente esse ciclo constante que nos faz ficar com falta de ar, agitados e em crise. Isso é a ansiedade.

Dessa forma, quando queremos lidar com ela e com todos esse sintomas que a interliga, podemos ir direto a sua origem (esse ruminar de pensamentos), desse modo podemos encontrar uma forma melhor de lidar com esses pensamentos além de aliviar e acalmar crises de ansiedade, quando elas surgirem.

E, nesse texto, iremos te contar como lidar com todos esses aspectos através das terapias holísticas.

 

  • Como acabar com essa “ruminação de pensamentos”? 

 

Duas das milhares terapias e maneiras mais poderosas de lidar com esse ciclo de pensamentos negativos, é através da MEDITAÇÃO e do TARÔ.

Vamos começar falando sobre a meditação. Essa é uma prática de atenção plena (o famoso, mindfulness), que envolve ficar sentado em uma posição confortável, com os olhos fechados, focando na sua própria respiração ou repetindo um mantra de forma constante.

A meditação é muito poderosa para lidar com o nosso fluxo de pensamentos, sejam eles negativos ou não, porque ela nos ajuda a clarear nossa mente, nos ajuda a melhorar o nosso foco e concentração e acalma o nosso emocional, com a técnica de respirar de forma profunda.

A meditação inclusive nos ajuda a melhorar o nosso fluxo respiratório. De acordo com o livro “A Arte de Respirar”, de  Danny Penman, existem dois fluxos respiratórios que podemos ter: o negativo e o positivo.

O fluxo negativo funciona assim:

IBRATH - Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas

Já o fluxo positivo funciona dessa forma:

IBRATH - Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas

Dessa forma, a meditação nos ajuda com essa respiração profunda melhorando nosso fluxo respiratório nos permitindo respirar de forma profunda durante o dia todo e também colaborando com inúmeras melhorias não só ligadas ao emocional mas também ao físico e mental.

E, quando o nosso fluxo respiratório está funcionando bem, é mais provável que os nossos pensamentos se tornem mais claros e calmos, não se tornando tão negativos ou pelo menos, não indo e voltando com frequência.

E como o tarô pode nos ajudar?

Um dos principais motivos dessa confusão de pensamentos negativos é que nós não sabemos como agir diante deles, de forma que ficamos matutando várias e várias vezes aquele evento procurando uma forma de lidar com ele.

Mas o tarô é justamente aquele que irá te mostrar caminhos de como lidar com as situações, de acordo com o seu próprio livre arbítrio. Dessa forma, as cartas são capazes de te aconselhar e te auxiliar com dores, problemas, tomada de decisões, ou qualquer situação que você precise de um direcionamento.

Sendo assim, a união do tarô com a meditação são capazes de te ajudar, de forma holística, a lidar melhor com o seu ruminar de pensamentos negativos, causados pela ansiedade.

 

  • Como lidar com as crises de ansiedade?

 

As crises de ansiedade podem nos fazer ficar com falta de ar, com agitação e até com pânico (como acontece com as crises de pânico, que fazem parte do Transtorno de Ansiedade).

E uma forma holística poderosa de lidar com as crises é com o Reiki. Essa é uma técnica que utiliza o calor e as vibrações das mãos como forma de acalmar e melhorar o estado emocional do paciente.

O Reiki é uma poderosa ferramenta que você pode praticar em alguém ou em si mesmo, de forma que conseguimos ter os benefícios do reiki-completo-online-ead-ibrath%C2%AE%EF%B8%8F-r-39-90?_pos=2&_psq=reiki+ibrath&_ss=e&_v=1.0″>reiki a qualquer hora.

Dessa forma, quando estiver com uma crise de ansiedade, fazer reiki-completo-online-ead-ibrath%C2%AE%EF%B8%8F-r-39-90?_pos=2&_psq=reiki+ibrath&_ss=e&_v=1.0″>reiki em si mesma irá te ajudar a aliviar os sintomas e conseguir cuidar melhor da sua ansiedade, com ou sem crises.

 

  • Como aliviar os sintomas da ansiedade? 

 

Uma forma poderosa de você aliviar esses sintomas (como a agitação e as tensões musculares, por exemplo) é através da Aromaterapia. Essa é uma terapia holística que utiliza o poder e as propriedades das ervas para objetivos específicos.

Algumas ervas que podem nos ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade são: camomila, lavanda e capim-limão.

A camomila é uma erva anestésica, ou seja, ela nos ajuda a relaxar, que é justamente isso que precisamos quando estamos muito agitados, com os pensamentos correndo a mil por hora, que são alguns sintomas da ansiedade. Fazer um chá de camomila ou utilizar florais dessa erva, são formas poderosas de aliviar esses sintomas.

Já a lavanda nos ajuda também nos acalmando, nos trazendo mais paz de espírito e autocuidado. É uma ótima erva para utilizar quando estivermos com momentos de estresse.

E, por fim, o capim-limão é uma erva poderosa pois nos ajuda com o nosso respeito por nós mesmos: ela nos auxilia nos mostrando quais são os nossos limites, quando precisamos nos recolher e cuidar mais dos nossos pensamentos e sentimentos. Ela é como se fosse um abraço quentinho, nos dizendo que está tudo bem se não dermos conta de tudo.

É normal ficarmos nos sentindo agitados e culpados por não conseguirmos fazer tudo, principalmente quando a nossa ansiedade nos impede de nos concentrar ou sermos produtivos. Sendo assim, o capim-limão nos ajuda a cuidar melhor de nós mesmos dessa forma.

 

Nós da ibrath esperamos que essas dicas e alternativas holísticas possam te ajudar a lidar melhor com a sua ansiedade, tanto com os sintomas quanto com os pensamentos negativos que ela pode te gerar.

Se você conhece alguém que sofre com ansiedade, mande esse texto para ela! Essas dicas podem ajudá-la também.

Escrito por

Olá Meu nome é Raphael Barros, sou Sócio Fundador da IBRATH! O maior Instituto de Terapias Holísticas da América Latina. A mais de 10 Anos empreendo e vivo o mercado de Terapia Holística. Minha maior missão é transformar o mercado de Terapias Holísticas, gerando mais oportunidades através da inovação, desmistificação e facilitando o acesso deste conhecimento para milhares de Pessoas! Se você deseja se tornar um Terapeuta Holístico de destaque e aprender mais sobre as terapias! Você está no lugar certo! Registro Profissional Terapeuta Holístico RQH - R-376203-SC [Registro Interno IBRATH]

Deixe um comentário