80- Como a cromoterapia pode te ajudar – Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas
cromoterapia

80- Como a cromoterapia pode te ajudar

5/5 - (1 vote)

Loading

O que é a cromoterapia?

A cromoterapia é uma terapia holística que utiliza luz e cores específicas para equilibrar o corpo, a mente e a alma. Ela se baseia na teoria de que as cores possuem energias diferentes e que podem ser usadas para tratar diferentes problemas de saúde, promovendo o bem-estar geral.

A terapia envolve o uso de luzes coloridas para tratar problemas específicos e emoções. As cores são usadas para equilibrar os chakras do corpo, reduzindo o estresse, aliviando dores e promovendo a cura.

Origem da cromoterapia

A cromoterapia tem suas raízes em antigas tradições indianas, egípcias e chinesas. Acredita-se que os egípcios usavam luzes coloridas para tratar doenças e feridas, e os chineses usavam cores para curar problemas de saúde.

O primeiro estudo moderno sobre a cromoterapia foi realizado pelo médico alemão August von Priesz em 1878. Ele observou, através de estudos, que o uso de luz de diferentes cores tinha um efeito curativo no corpo. Desde então, a cromoterapia tem sido usada para tratar uma variedade de condições de saúde, desde dor de cabeça à depressão.

Benefícios dessa terapia

Essa terapia colabora para a redução do estresse, da ansiedade e da depressão, além de aumentar a clareza mental, a energia e o humor.

Alguns dos principais benefícios da cromoterapia incluem:

  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Equilibrar os chakras;
  • Melhorar o humor;
  • Promover a cura;
  • Aumentar a energia;
  • Reduzir o estresse e a ansiedade;
  • Aumentar a clareza mental;
  • Promover a conexão com a espiritualidade;
  • Fortalecer o sistema imunológico.
cromoterapia
 

Como as cores ajudam

Cada uma das cores trabalhadas, surtem efeitos diferentes no corpo. Por exemplo:

Luz vermelha: aumenta a energia e a vitalidade

Luz azul: promove a tranquilidade e o relaxamento

Luz verde: reduz o estresse e a ansiedade

Luz amarela: restaura o equilíbrio mental e emocional

Luz laranja: aumenta a criatividade

Para quem ela é indicada

A terapia com cores é recomendada para tratar diversos problemas de saúde, incluindo estresse, ansiedade, depressão, dores de cabeça, distúrbios do sono, distúrbios alimentares, distúrbios da pele, distúrbios digestivos, distúrbios de humor e muitos outros.

Pessoas que sofrem de qualquer um desses problemas podem se beneficiar com a cromoterapia. Mas também, aqueles que querem apenas relaxar ou simplesmente melhorar o humor também podem aproveitar essa terapia.

Há alguma contraindicação para a cromoterapia?

Sim, há algumas contraindicações a cromoterapia. Estes incluem pessoas com problemas oftalmológicos, como glaucoma, catarata ou retinopatia diabética, bem como aqueles que possuem epilepsia ou outras condições neurológicas. Pessoas em tratamento de quimioterapia ou radioterapia também devem evitar a cromoterapia.

Além disso, as pessoas que usam antidepressivos ou outros medicamentos psiquiátricos devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer terapia com luzes coloridas.

Saiba mais

Se você se interessou por essa área e deseja ampliar seus conhecimentos terapêuticos e ainda ajudar pessoas, conheça a nossa Formação em Cromoterapia ibrath.

Escrito por

Olá Meu nome é Raphael Barros, sou Sócio Fundador da IBRATH! O maior Instituto de Terapias Holísticas da América Latina. A mais de 10 Anos empreendo e vivo o mercado de Terapia Holística. Minha maior missão é transformar o mercado de Terapias Holísticas, gerando mais oportunidades através da inovação, desmistificação e facilitando o acesso deste conhecimento para milhares de Pessoas! Se você deseja se tornar um Terapeuta Holístico de destaque e aprender mais sobre as terapias! Você está no lugar certo! Registro Profissional Terapeuta Holístico RQH - R-376203-SC [Registro Interno IBRATH]

Deixe um comentário