84- Auriculoterapia como tratamento para a saúde – Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas
Auriculoterapia

84- Auriculoterapia como tratamento para a saúde

1/5 - (3162 votes)

Loading

AURICULOTERAPIA

O que é

A auriculoterapia é um método terapêutico que tem a orelha como área de tratamento. Segundo essa prática, na orelha existem pontos específicos que se relacionam diretamente a diferentes partes do corpo.

Por meio da estimulação desses pontos, é possível aliviar dores e desconfortos, além de tratar algumas doenças. Também é facilmente combinada a outros tipos de terapias holísticas.

Surgimento

Essa terapia existe há milhares de anos, tendo como país de origem a China. Sendo essa, uma prática integral da medicina tradicional chinesa.

Também é muito comum na medicina ayurvédica, tradicional da Índia. Porém, apenas no século XX, o médico francês Paul Nogier se interessou profundamente pela auriculoterapia e passou a desenvolver suas próprias teorias sobre o assunto.

Como funciona

Essa técnica utiliza estímulos e pressão em determinados pontos da orelha, pontos estes que, como dito anteriormente, estão relacionados a outras partes do corpo. A orelha é considerada um microcosmo do corpo, pois contém aproximadamente 200 pontos de estimulação.

Os estímulos são feitos com a ajuda de agulhas de acupuntura, eletroacupuntura, laser, ventosas, sementes, cristais e massagem. Cada uma dessas ferramentas é capaz de tratar diferentes condições.

auriculoterapia

Benefícios alcançados através da auriculoterapia

  • Alívio da dor crônica
  • Redução de sintomas de depressão e ansiedade
  • Melhora da qualidade do sono
  • Redução do estresse
  • Alívio dos sintomas da TPM
  • Regulação da pressão arterial
  • Equilíbrio hormonal
  • Melhora da imunidade
  • Aumento da energia
  • Melhora da digestão

Para quem essa técnica é recomendada

A auriculoterapia é indicada para pessoas que sofrem de problemas de saúde como dores, distúrbios, depressão, ansiedade, síndrome pré-menstrual, imunidade baixa, entre outros.

Existe contraindicação?

Sim, em alguns casos é importante consultar um médico e verificar se esse tratamento é adequado. Casos de pacientes com doenças autoimunes, epilepsia, diabetes ou problemas de coagulação, devem ter a devida atenção e só prosseguir com autorização médica.

Quer aprender mais?

Gostou dessa técnica e quer aprofundar seus conhecimentos?

Conheça nossa Formação em Auriculoterapia ibrath, saiba tudo sobre essa prática milenar e ajude a transformar a vida de muitas pessoas!

Escrito por

Olá Meu nome é Raphael Barros, sou Sócio Fundador da IBRATH! O maior Instituto de Terapias Holísticas da América Latina. A mais de 10 Anos empreendo e vivo o mercado de Terapia Holística. Minha maior missão é transformar o mercado de Terapias Holísticas, gerando mais oportunidades através da inovação, desmistificação e facilitando o acesso deste conhecimento para milhares de Pessoas! Se você deseja se tornar um Terapeuta Holístico de destaque e aprender mais sobre as terapias! Você está no lugar certo! Registro Profissional Terapeuta Holístico RQH - R-376203-SC [Registro Interno IBRATH]

Deixe um comentário