77- O que é mindfulness e como praticar – Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas
mindfulness

77- O que é mindfulness e como praticar

❤️ Deixe sua Avaliação Positiva post

Loading

Definição de mindfulness

O termo mindfulness pode ser traduzido para o português como “atenção plena”, ou seja, concentrar-se completamente em algo, no momento em que se está agora.

O que de fato é mindfulness?

Mindfulness é um estado de consciência intencional, presente e não julgador. É uma prática antiga, proveniente da meditação budista, que se tornou popular na cultura ocidental.

É um conceito e uma prática que leva à consciência plena. Significa estar presente no momento e prestar atenção aos pensamentos, sentimentos, sensações e ao ambiente. É um estado de alerta e de atenção ao que se passa à sua volta.

É uma forma de meditação consciente que permite a libertação de sentimentos e pensamentos limitadores, uma vez que se aprende a observar os pensamentos sem julgamentos.

Pode ser usado para aliviar o sofrimento e lidar com dificuldades psicológicas, como ansiedade, depressão e estresse. A prática de mindfulness também pode ajudar a melhorar o foco, a memória, a saúde mental, o bem-estar e a relação com os outros.

Origem dessa técnica

O mindfulness, é uma prática milenar que surgiu no Oriente, há mais de 2500 anos, como uma técnica de meditação. Sua origem está intimamente ligada às tradições budistas, que foram responsáveis por desenvolver e aperfeiçoar esta prática.

Por muitos anos, foi essencialmente usada como um meio de desenvolver a consciência espiritual e a meditação. Nos últimos anos, no entanto, o mindfulness tem sido usado como uma ferramenta para o autoconhecimento, o autocuidado e o autodesenvolvimento.

Como praticar o mindfulness

Existem várias maneiras de colocar o mindfulness em prática. O primeiro passo é aprender a prática da consciência. Isso envolve se tornar consciente de seus pensamentos, sentimentos, reações e percepções de maneira não arbitrária.

Você também pode experimentar exercícios como o de consciência corporal, onde você presta atenção aos seus movimentos e à sua respiração. Outra maneira, é usar a meditação como uma forma de focar a sua atenção no momento presente.

O mindfulness também pode ser praticado no seu dia a dia, prestando atenção aos detalhes do seu dia a dia, às suas ações e aos sentimentos que elas geram. Assim, você conseguirá enxergar melhor o que te agrega positivamente e investir nesse tipo de comportamento. E, simultaneamente, eliminar o que deixa para baixo e desgasta sua energia.

mindfulness
 

Benefícios ao praticar regularmente

Veja alguns benefícios que essa poderosa ferramenta pode te proporcionar.

  • Redução do estresse
  • Melhora da memória
  • Alta capacidade de concentração e foco
  • Aumenta o poder de autocontrole
  • Estimula a resolução de problemas
  • Melhora o humor
  • Reduz a ansiedade
  • Eleva os níveis de energia e disposição
  • Controla a pressão arterial
  • Melhora a qualidade do sono
  • Desenvolve o crescimento pessoal

Certificação

Se você estiver interessado em obter uma certificação em mindfulness, deve começar por aprender sobre a disciplina. Existem vários cursos, programas de treinamento e workshops disponíveis para ajudar você a desenvolver seus conhecimentos e habilidades.

E a nossa Formação em Mindfulness ibrath é uma delas.
Clique em SAIBA MAIS e transforme a sua vida com essa formação completa.

Post Tags :

Escrito por

Olá Meu nome é Raphael Barros, sou Sócio Fundador da IBRATH! O maior Instituto de Terapias Holísticas da América Latina. A mais de 10 Anos empreendo e vivo o mercado de Terapia Holística. Minha maior missão é transformar o mercado de Terapias Holísticas, gerando mais oportunidades através da inovação, desmistificação e facilitando o acesso deste conhecimento para milhares de Pessoas! Se você deseja se tornar um Terapeuta Holístico de destaque e aprender mais sobre as terapias! Você está no lugar certo! Registro Profissional Terapeuta Holístico RQH - R-376203-SC [Registro Interno IBRATH]

Deixe um comentário